Já canta a canção Terra

Juventude Arte celebra o Dia Mundial da Paz com novo videoclipe

O dia 1º de janeiro é o Dia Mundial da Paz ou o Dia da Fraternidade Universal. Para comemorar o início de mais um ciclo pelo calendário gregoriano, os voluntários do Juventude Arte (JÁ), braço da ONG Paz Sem Fronteiras para quem tem menos de 30 anos, estrearam o clipe da canção “Terra”, de Mariana Liz.

“Esta canção nasceu de uma roda de conversa com Ana Vitória Vieira Monteiro, fundadora da ONG”, lembra a compositora e voluntária. “Ela chamava a atenção para como nos relacionamos com a Terra. E explicou que, principalmente nesse momento pandêmico, quando estamos todes sensíveis, a Terra sente amor se damos amor, ou tristeza, se nos direcionamos a ela com tristeza. A letra e a melodia foram nascendo juntas, no mesmo instante da conversa, como uma semente.”

Escrita no início de março de 2021, a canção ganhou o mundo pela primeira vez poucos meses depois. “O JÁ foi incluído na programação do Festival Internacional Uyaeb de 2021, promovido pela Fundação Lei do Tempo e transmitido pela internet”, conta Mariana Liz. “Propus que ‘Terra’ fosse apresentada durante nossa participação, já que estaríamos entrando no ano da Semente Elétrica Amarela no Sincronário Maia. Somos o JÁ, as sementes do futuro! Como jovens, é essencial termos consciência da Terra, do meio-ambiente.”

O sucesso da participação do JÁ serviu de estímulo para que o vídeo, com um registro mais apurado da música, fosse criado nos dias seguintes. Membros da ONG de todas as idades colaboraram, na frente e atrás das câmeras, para que o projeto se realizasse. Gravado na sede da ONG em Mairinque (SP), o clipe apresenta as plantações e as sementes ancestrais que se espalham pelo terreno. “Buscamos deixar com a assinatura da ONG, com coro de vozes, pandeiro, tambor, berimbau, violino, violão…” lembra Liz. “O que me deixou muito empolgada foi o envolvimento das três sedes da ONG Paz Sem Fronteiras: voluntários das sedes de São Paulo, Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul trabalharam em harmonia para criar esse presente que estreamos no dia 1º de janeiro. É muito simbólico.”

Mariana Liz está certa de que sua colaboração com o Juventude Arte contribui para estabelecer a cultura da paz. “Que haja paz, alegria, amor, esperança, saúde e união. Que lembremos de respirar, de celebrar a vida, de nos encantarmos, de nos alimentarmos todos os dias, de nos conectarmos com a luz que irradia do sol e de ter a firmeza e a abundância da terra em todos os níveis da nossa vida e da nossa existência. Que lembremos que somos uma corrente, e que cantar a Terra faz nossos corações vibrarem e os males espantar. Que sejamos ativos, pacíficos, presentes e disponíveis. Que possamos viver, sonhar e ser. Que isso seja uma verdade e uma possibilidade para todo o mundo!”

Terra

Terra
Luz a Terra
Cuidar a nossa voz
A terra
Cantar a terra
Terra
Terra
Aterra

Vibra os corações
Quem canta a terra
Dos Males
Quem canta espanta
Desencanta, canta
Quem vive a terra

Planta, água nasce
Semente, brota da terra
Suspira ar respira
Quem canta a terra
Quem canta a terra

Protege a terra, sente a terra
Pisa na terra, mexe na terra
Floresce a terra
Encanta quem canta
A terra
A voz é terna

Terra, terra
Transforma-se quem vive
A terra
Viva a terra

3 thoughts on “Juventude Arte celebra o Dia Mundial da Paz com novo videoclipe

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *