Enchente do rio Acre

PSF colabora com Comitê chico Mendes em apoio às famílias vítimas da enchente no Acre

Em poucos meses, a população do Estado do Acre passou de uma seca severa em outubro de 2023 para a segunda maior enchente de sua história, em março de 2024. O nível do rio Acre chegou a subir 17,89 metros, e 19 cidades da região tiveram que declarar estado de emergência.

Movidos por essa calamidade, os voluntários da ONG Paz Sem Fronteiras organizaram-se para ajudar os milhares de habitantes da região que sofreram prejuízos extremos em decorrência da cheia. No entanto, a precariedade das estradas, destruídas pelas chuvas, impediu que as ações correntes de doação de cestas básicas fossem direcionadas à população do Acre.

A solução encontrada para ajudar prontamente os afetados pela cheia foi fazer uma parceria com o Comitê Chico Mendes, organização que atua junto às famílias que vivem e tiram seu sustento da Reserva Extrativista Chico Mendes. Os voluntários da PSF arrecadaram R$ 7.700,00, e essa doação foi enviada ao Comitê em 18 de março de 2024. A organização encaminhou os recursos da forma mais proveitosa para algumas associações da população local.

As chuvas fizeram com que os moradores da região perdessem não apenas suas moradias, mas também suas plantações e sementes. A contribuição ajudará essas comunidades a se reerguerem, explica Ângela Mendes, presidente-executiva do Comitê Chico Mendes e filha do ativista: “Esse dinheiro fará uma diferença para as mais de 700 famílias que foram atingidas, direta ou indiretamente, pelas enchentes. Nós agradecemos mais este ato de solidariedade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *