Mariana Liz
Eu sou Mariana Liz (Mariana Maciel Stedele). Nasci dia 19/12/1997, em Vacaria (RS) e no momento resido em Porto Alegre (RS). Tenho cinco irmãos: Vinicius Maciel Stedele (37 anos), Guilherme Maciel Stedele (35 anos), um ser que teve aborto espontâneo e a Renata Maciel Stedele (27 anos), a qual nasci no mesmo dia, três anos após.
Sou artista (cantora, compositora, instrumentista, professora de canto e atriz) e trabalho em feiras ecológicas e orgânicas há 3 anos. Canto em casas de shows, bares, festivais, dou aulas particulares de canto, tanto online quanto presencial, já participei de festivais como o FIT (Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto) e o Mirada, apresentando Teatro de rua, com a peça Caliban: A Tempestade de Augusto Boal, da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, grupo com o qual sou formada em Teatro Ritual e Teatro de Rua, Arte e Política.
No momento, estudo música na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e na EPM (Escola Portátil de Música) da Casa do Choro do Rio de Janeiro.
Em julho de 2021, participei da Conferência Internacional da Inglaterra, ICMPC ESCOM 2021 Connectivity and diversity in music cognition com o poster: Dreaming as Artistic Research, com o meu professor de Fundamentos da Música, da UFRGS, Fernando Gualda, em uma pesquisa que está em andamento, sobre a influência dos sonhos no processo criativo musical.
Amo e sempre amei viajar, tenho familiares e amizades pelo Brasil e mundo a fora, o que também possibilita a seguir em movimento. No Brasil, já viajei para os estados de Rondônia (RO), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Paraná (PR), Bahia(BA), Goiás (GO), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS) e no exterior, fui para a Argentina. Muitas dessas viagens são e foram a trabalho, principalmente, ligadas ao teatro e a música.
Viajar me lembra que a vida é movimento, é diversa, é cultura, é encontro de saberes, é aprendizado, é troca, é transformação, é infinita.
Adoro fotografar, pintar (desenhar), caminhar (tanto caminhadas na mata, como na cidade) andar de bicicleta, tanto por lazer, quanto para meio de transporte, gosto de estar na natureza, contemplando (observando), plantando, criando, estudando, amo cozinhar, dançar, de fazer coisas novas e diferentes, de escutar música, ver filmes, ir em exposições, a shows/espetáculos, ler, principalmente, sobre esoterismo, teatro, música, arte, natureza, poesia… gosto de estar em movimento, do que é simples e também do que é inimaginável.
Componho e escrevo alguns poemas, alguns textos, muito do que escrevo preciso revisitar e mostrar para as pessoas, pois muitos escritos estão “guardados de mim mesma”. O tema e o assunto presente, muitas vezes, é a ecologia da vida.
Compartilho aqui o meu canal do YT, onde compartilho algumas criações/interpretações. Estou disponível para ser uma Oradora da Paz, tenho flexibilidade para organizar meus horários, seja na cidade onde moro, seja em outras cidades no Brasil e no mundo, onde possamos escutar, dialogar e viver a paz. Falo espanhol. Sou solteira e não tenho filhos.
Sou integrante da ONG Paz Sem Fronteiras há três anos e que conheço há quatro anos, é uma alegria estar nesse coletivo, criando, aprendendo e compartilhando a Cultura da Paz e tudo o que ela envolve.