Patrícia Munçone

Meu nome é Patrícia Munçone. Sou Astróloga, Comunicadora (pela PUC-RS), Facilitadora de Processos Circulares de Construção de Paz e Mudanças Educacionais (pelo CECIP) e Dramaturga e Documentarista (pelo Instituto Dragão do Mar). Sou mãe do Lucas e do
João Dipp, sou filha da Ana e do Guilberto. Sou membro da ONG Paz Sem Fronteiras desde 2013.

Tenho uma página para para divulgar meu trabalho com a Cultura da Paz, @pazemudanca, onde desenvolvo, desde 2020, o projeto Facilitando a Paz. Também tenho uma página para falar da arte/ciência da Astrologia, @almanach7coresastrais. Sou diretora da empresa Paz & Mudança, onde desenvolvo cursos de Justiça Restaurativa, Comunicação para a Paz e Processos Circulares de Construção de Paz. Também dou cursos de Astrologia com foco na paz.

A paz entrou na minha vida como uma necessidade fundamental para me relacionar de forma saudável, primeiramente, comigo mesma. Depois na relação com meus amados filhos, na intenção de não reproduzir padrões emocionais negativos inconscientes. Sempre vi a educação deles como ferramenta de transformação social, que deveria começar numa relação divertida, verdadeira, saudável e amorosa com eles.

Depois me profissionalizei no tema no CECIP Centro de Criação de Imagem Popular, onde trabalhei como facilitadora por 4 anos nas escolas da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro; trabalhei como professora e supervisora de JR na ESGSE Escola de Socioeducação Paulo Freire, do DEGASE e no CEDECA RJ. Atualmente trabalho como Astróloga, e promovendo cursos e oficinas de Comunicação para a Paz. Meus principais clientes são a PUC/RJ e o SESC RJ.

Participei de 4 publicações como coautora ligadas à Cultura da Paz junto com o Núcleo de Educação para a Paz do CECIP: Paz em movimento; Cartilha Curtir e Compartilhar a Paz; Agenda da Paz e É possível fazer diferente. Também escrevi artigos sobre a paz em outras publicações coletivas e no grupo de pesquisa CACE da UniRio.

A paz transformou a minha vida. Tornou-me produtiva e me fez seguir adiante. Deu sentido a todos os meus objetivos profissionais colocando o amor como força motriz. Mostrou-me que trabalhar pela sua disseminação me tornou um ser melhor, persistente, corajosa, otimista, resiliente, feliz. Sou grata em integrar este seleto grupo de pessoas que se colocam como Oradores da Paz, certa de que é mais uma grande oportunidade de servir a uma causa maior que só traz benefícios.

Amo ler, aprender, estudar, viajar, trabalhar. Amo andar de bike, tomar banho de mar e ver o sol nascer. Amo o Cristo Redentor e os Arcos da Lapa. Sou devota de Santo Antônio, fã de São Francisco, afilhada de São José e protegida de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Sou uma pessoa bem comum, e aprecio os encantos de uma vida normal.

pt_BRPortuguês do Brasil