Anita Mafra

Olá! Me chamo Anita Schulte Mafra, moro na cidade do Rio de Janeiro janeiro há 15 anos, mas cresci em Blumenau, Santa Catarina. Apesar do meu registro formal constar que sou catarinense, nasci em Belo Horizonte em 1980, durante um tempo em que meus pais Lúcia Helena e Inácio estavam exilados e tiveram que mudar de identidade, por conta da perseguição aos estudantes durante a ditadura militar. Ambos estudavam filosofia na Universidade Federal de Porto Alegre e denunciavam o golpe. Tenho um irmão mais novo, Amilcar, e uma irmã gêmea, Camila, que tem uma filha chamada Hana. Sou casada com Manoel Madeira de Medeiros e temos um filho de um ano e nove meses, Gael. Temos também três gatas (Nina, Masha e Cleo) e o gato Tesouro.

Sou formada em Comunicação Social pela Furb, em interpretação pela CAL, e em Teatro pela Unirio. Durante a minha formação participei durante dois anos do programa “Teatro e Cultura na Prisão” na penitenciária feminina Talavera Bruce em Bangu, Rio de Janeiro. Pelo programa tive a oportunidade de fazer um intercâmbio na universidade de Ann Arbor, Michigan, USA. Sou atriz e faço parte da Arte Chama Cia de Teatro, em que trabalho como atriz e produtora. Me aventuro também em outros fazeres artísticos ligados ao teatro e ao audiovisual. Nos últimos anos tenho gostado especialmente de escrever.

Amo viajar e conhecer lugares novos. Tenho cidadania alemã e morei por três anos em Los Angeles, California. Durante o período em que morei nos Estados Unidos conheci diversos estados, incluindo muitas montanhas de neve, gostava de praticar snowboard. Já fui também para a Argentina, México, República Dominicana, Inglaterra, Alemanha e Indonésia. No Brasil, conheci dez estados e inúmeras cidades de Santa Catarina. Falo inglês fluente e estou aprendendo alemão.

Cresci em contato com a terra, em uma casa rodeada de muito verde, sinto uma conexão muito forte com a natureza e amo estar perto do mar. Me interesso pelas questões ecológicas e de proteção do meio ambiente, assim como acompanho a política. No meu tempo de lazer gosto de assistir filmes, ir ao teatro, ler poesia e literatura, estar entre amigos e família. Sou vegetariana e pratico yoga, hoje não diariamente pois ainda amamento e cuidar do meu filho me toma bastante tempo.

Frequento a ONG Paz sem Fronteiras há quase sete anos, onde tenho aprendido sobre a cultura da Paz e isso tem revolucionado a minha vida. Entendo hoje que a paz é o caminho para o bem-viver. Me coloco à disposição para compartilhar um pouco desses aprendizados tão preciosos com outras pessoas. Agradeço a oportunidade, é uma alegria fazer parte!