Marcio Caparica

Meu nome é Marcio Caparica Carlos. Nasci em 17/07/1979, o segundo de um par de gêmeos idênticos. Somos os mais velhos de quatro irmãos.

Sou formado em Comunicação Social – Editoração pela USP, com um mestrado em Design Gráfico na University of the Arts London e uma especialização em Mídias Sociais pela FAAP. Atualmente estou no 4º ano da faculdade de Direito no Instituto Presbiteriano Mackenzie.

Comandei por 5 anos o podcast e blog Lado Bi, na Rádio UOL, dedicado à cultura e cidadania LGBT, ocasião em que pude estudar profundamente questões ligadas à sexualidade, saúde e questões de gênero. Foi quando também pude afiar minha capacidade de escrever, de falar em público e entrevistar qualquer tipo de pessoa.

Sou cicloativista – tenho a bicicleta como principal meio de transporte desde 2005, mesmo numa cidade que não é muito amigável às bikes como São Paulo. Tenho convicção de que a bicicleta é o meio mais saudável, menos poluente, mais feliz e mais pacífico de se resolver deslocamentos, e que muitos dos problemas urbanos atuais se resolveriam se as bicicletas recebessem a prioridade no espaço das cidades hoje dedicada aos veículos motorizados.

Entre julho e setembro de 2012 atravessei os Estados Unidos de bicicleta, começando no oceano Atlântico, em Maryland, e terminando 72 dias depois no oceano Pacífico, no Oregon. Em 2004 fiz o Caminho de Santiago a pé em 28 dias. Também já visitei a França, Holanda, Portugal, Alemanha, Coreia do Sul, China e Israel.

Trabalho atualmente como coordenador de marketing digital em uma escola de Direito Digital. Sou voluntário da ONG Paz Sem Fronteiras desde 2017. Graças à comunidade que encontrei nessa organização, aprendi que é possível resolver conflitos sem aumentar atritos, e desejo espalhar esse modo de ser pelo mundo.

A leitura sempre foi essencial para mim desde que fui alfabetizado. Estou sempre lendo algum livro – seja para os estudos de Direito, seja sobre assuntos esotéricos ou filosóficos, seja questões de ciências contemporâneas, ou romances.

Sendo filho de um grande tocador de violão, a música sempre foi parte essencial de minha vida. Participei de um coral de música contemporânea por 3 anos, quando fazia faculdade. Há oito anos comecei a tocar ukulele, e nele encontrei meu instrumento do coração, portátil e capaz de alegrar qualquer ambiente com apenas quatro cordas!

Falo inglês fluentemente, e estou preparado para discutir questões ligadas à sexualidade, saúde, justiça e mobilidade urbana para grupos de todas as idades e interesses. Espero que possamos nos encontrar em breve para compartilharmos ideias!

en_USEnglish