Alberto Nogueira

Meu nome é Alberto Brasil Nogueira. Sou membro da ONG Paz sem Fronteiras desde a sua fundação, guardião de sementes ancestrais e atuo voluntariamente co-liderando as múltiplas atividades de zeladoria de nossa sede em Mairinque, São Paulo. Profissionalmente, para além do voluntariado, atuo como médico veterinário comportamentalista ou zoopsiquiatra na empresa Tudo de Cão, realizando atendimentos clínicos, palestras e o aprimoramento técnico da equipe e de profissionais de fora da equipe.

Nasci em São Paulo (SP) em 08/08/1989, sendo criado na capital paulista junto ao meu pai Alberto, minha mãe Fátima e minhas duas irmãs, Carla e Tatiana, por aproximadamente 15 anos. Tenho dois sobrinhos (Yan e Bernardo), dois meio-irmãos (Aline e Felipe) e muitos parentes residentes em regiões variadas do Brasil, desde Bragança Paulista, Campinas e Bebedouro em São Paulo, até Campo Grande no Mato Grosso do Sul.

A diversidade étnica e a distribuição geográfica da minha família são fatores definidores para que, desde muito jovem, eu pudesse conhecer algumas dezenas dos 645 municípios de São Paulo e também 11 dos 26 estados brasileiros. Fora isto, tive a alegria de conhecer outros 6 dos 195 países deste nosso lindo planeta: Peru, Egito, Grécia, Uruguai, Argentina e Estados Unidos. Este hábito de visitar familiares e conhecer novos lugares e culturas na minha infância tornou-se um grande prazer e lazer em minha vida, me motivando a conhecer e até mesmo morar por algum tempo em diferentes estados brasileiros como Minas Gerais, onde realizei minha graduação como Médico Veterinário na Universidade Federal de Viçosa.

No mesmo período em que me graduava, pude realizar cursos complementares como acupuntura humana, radiestesia, fitoterapia, iridologia e homeopatia aplicada ao meio ambiente. Co-liderei diversos projetos relacionados à proteção animal e, pouco antes de retornar a São Paulo, tive a oportunidade de me integrar à práticas de One Health/Saúde Única, conceito que integra saúde humana, animal e ambiental na busca de melhores soluções para prevenção e controle de enfermidades que nos afetam. Esta formação me motivou a realizar pós-graduação em clínica veterinária comportamental no instituto Qualittas, única formação disponível sobre o assunto no Brasil até o presente momento.

Minhas principais formas de lazer são contemplar e observar o comportamento da natureza como um todo, meditar, provar sabores e experiências novas, realizar caminhadas, viajar, ouvir boa música e trocar saberes.

Tenho disponibilidade para a realização de palestras em eventos, instituições de ensino e empresas no Brasil ou exterior.

en_USEnglish