União e generosidade: os Mbya Guarani recebem doações no Rio Grande do Sul

A ONG Paz Sem Fronteiras realizou na última sexta-feira, 14 de agosto de 2020 a entrega de doações recebidas pelos funcionários da Clínica Odontológica Sorrifácil de Novo Hamburgo. Todo o material foi arrecadado por meio de uma gincana solidária realizada na empresa, e a ação solidária foi intermediada por Cátia Silva, voluntária da ONG Paz sem Fronteiras.

Foram doadas roupas e calçados para adultos e crianças, brinquedos, alimentos não-perecíveis e 100 escovas de dentes. Esta doação foi direcionada aos indígenas Mbya Guarani da Tekoa Nhundy, também conhecida como Aldeia Estiva, localizada junto à rodovia RS-040 no Município de Viamão, Rio Grande do Sul.

No idioma guarani, a palavra Mborayu significa “O espírito que nos une” e “Generosidade”. Foi com essa intenção que, e em forma de agradecimento, a ONG Paz sem Fronteiras foi gentilmente presenteada por Araci da Silva com um macaco esculpido em madeira e um colar de sementes. Araci é filha de Talcira Gomes, liderança feminina Guarani Mbya, que representou a Aldeia Estiva no recebimento das doações.

A ONG Paz Sem Fronteiras foi representada por Eliane Scheele e Luciano Miranda, que adotaram todos os cuidados necessários a fim de evitar qualquer possibilidade de contaminação e propagação viral.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *